Características que ajudam a identificar o autismo

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), como é tecnicamente chamado, é uma condição de saúde caracterizada por prejuízos em três importantes áreas do desenvolvimento humano, sendo elas a socialização, a comunicação e a presença de padrões comportamentais rígidos.

Todas as gradações do espectro, em menor ou maior grau, estão relacionadas com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.

Estudos recentes têm demonstrado que os fatores genéticos são os mais importantes na determinação das causas do TEA (estimados entre 70% a 90%), embora a tendência atual seja admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, inclusive fatores biológicos e ambientais.

A partir de um ano e meio de idade, alguns sinais de autismo já podem aparecer – até mesmo mais cedo em casos mais graves. Há uma grande importância de iniciar o tratamento o quanto antes, mesmo que ainda seja apenas uma suspeita clínica, pois, quanto antes iniciam-se as intervenções, maiores são as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Características que ajudam a Características que ajudam a identificar o autismo:

1 – Interação social: Dificuldade em manter o contato visual, reconhecer expressões faciais, expressar emoções e fazer amigos.
2 – Comunicação: Uso repentino da linguagem e bloqueios para começar ou manter um diálogo.
3 – Comportamento: Manias, apego excessivo a rotinas,
interesse intenso em coisas específicas
e dificuldade de imaginação.
4 – Sensibilidade sensorial: Aversão ao toque ou necessidade extrema de contato.

Para mais informações, acesse o site da ASSIM: www.saudemental.org.br

Deixar um comentário

Seu e-mail não será divulgado.